Secretaria de Saúde realiza a V Conferência Municipal de Saúde

04/04/2019 às 19h15

Nesta segunda-feira (25), a Prefeitura de Paripiranga, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a V Conferência Municipal de Saúde, com o objetivo de garantir a participação de todos na construção das políticas de saúde do Município. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e o tema deste ano foi "Democracia e Saúde", com ênfase na Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS.

A participação de profissionais da saúde, da população e de representantes políticos e religiosos tornou a conferência mais democrática e significativa, pois foram propostas novas ideias e questionamentos para o fortalecimento da atenção básica de saúde. Ao final do evento representantes do município voltaram em 15 propostas, as quais serão apresentadas na Conferência Estadual.

A secretaria de saúde, Daniela Santa Rosa, agradeceu a participação de todos e reforçou que sem a presença da população, dos profissionais de saúde, autoridades políticas e religiosas, não seria possível construir um sistema que funciona. Ainda segundo a secretária é "vestida da democracia" que é possível se aproximar das necessidades reais do cidadão e buscar melhorias para a saúde município.

O prefeito municipal, Justino Neto, participou da Conferência e ressaltou a preocupação da gestão com a saúde e de manter a democracia em sua administração. Ainda estiveram presentes no evento vereadores, secretários, servidores da saúde da sede e dos povoados, estudantes da área da saúde, representantes da igreja e a população em geral. Além dos profissionais e usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Nova Esperança) que fizeram uma apresentação sobre a paz.