ACE realiza bloqueio contra a dengue nos povoados do município

10/05/2019 às 00h36

A última semana foi de muito trabalho para a equipe de combate às endemias de Paripiranga. Com o objetivo de eliminar a dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti do município, Agentes Comunitários de Endemias (ACE) realizaram o serviço conhecido como bloqueio. Consiste na realização de "fumacê" através de bomba motorizada que emite uma "nuvem" de fumaça, evitando assim a cadeia de transmissão na região.

A medida foi adotada pela equipe da ACE para evitar que Paripiranga seja infestada pelo mosquito e a população sofra com surtos de dengue. A estratégia é pontual e acontece quando há notificação e casos de suspeitas de dengue. Os agentes atuaram nos povoados Taquara e Roça Nova.

Ainda durante mês de maio a equipe volta a fazer visitas na zona rural intensificando o trabalho de vistoria nas casas e com educação em saúde. Mas todo o esforço dos ACE só é eficaz se tiver a colaboração da comunidade, permitindo o trabalho dos agentes e fiscalizando os possíveis locais de água parada em sua residência, contribuindo para eliminar os focos de proliferação do mosquito.