Secretaria de Saúde inicia vacinação contra a gripe nesta segunda-feira

24/04/2018 às 21h38

Começou nesta segunda-feira (23), em toda rede de saúde pública de Paripiranga, a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A Secretaria de Saúde do município está disponibilizando a vacinação na Sala de Vacina anexa ao hospital, nos Povoados Lagoa Salgada, Povoado Apertado de Pedras, Boqueirão dos Betos e Roça Nova.

A campanha que se estenderá até o dia 1º de junho é voltada a imunização de idosos a partir de 60 anos, crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem receber a dose. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos de saúde em que estão registrados para receber a vacina sem a necessidade de prescrição médica.

De acordo com o Ministério da Saúde, a dose protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o H1N1 e o H3N2.