PSF da Sede realiza uma Roda Materna para gestantes do Município

15/04/2019 às 16h40

A Secretaria de Saúde, por meio do Programa Saúde da Família (PSF/Sede), realizou na manhã desta quarta-feira (10) uma “Roda Materna” para falar sobre a importância da consulta de enfermagem durante o pré-natal e o papel da “doula” durante a gestação, parto e pós-parto. O momento aconteceu em frente a Unidade de Saúde da Família da Sede (UBS) e reuniu gestantes, profissionais e estudantes da saúde.

Na ocasião os estagiários, acompanhados pelas enfermeiras do PSF, explicaram e mostraram exemplos dos riscos para a criança se ficarem sem tomar as vacinas necessárias durante o gravidez e quando são recém nascidas. Em seguida, passaram orientações sobre como limpar o coto (cordial umbilical do bebê) para evitar que aconteça algum tipo de infecções, e dicas de higienização para os primeiros meses de vida.

Estudantes de fisioterapia explicaram sobre as transformações que o corpo da mulher gestante passa durante o período da gravidez e que o profissional de fisioterapia pode ajudar nesse processo. O momento também foi de aprendizado sobre o papel da profissional doula, para isso o PSF convidou a doula Tamires que explicou sobre a profissão. Finalizando a manhã com uma conversa entre as grávidas e os profissionais esclarecendo as dúvidas e com troca de experiências sobre período de gestação e pós-parto. Os estudantes presentearam as gestantes com alguns brindes para o bebê.