Paripiranga

Secretaria realiza reunião para tirar dúvidas sobre serviços sociais ofertados no Município

15/04/2019 às 16h43

Na manhã desta quarta-feira (10), a equipe da Secretaria de Assistência Social realizou uma reunião com profissionais da educação para falar sobre a condicionalidade do programa bolsa família e apresentar como funciona os serviços e funções do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o futuro Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) deste Município. A reunião aconteceu no prédio da Secretaria de Educação e reuniu as secretárias Viviane Leal e Regiane Guerra, coordenadores da educação e da assistência social e o gestor do bolsa família.

Durante a reunião a coordenadora do CRAS explicou sobre as funcionalidades do serviço e em quais situações será necessário recorrer ao centro. Logo após, a coordenadora do Creas falou sobre como vai funcionar o centro dentro do município e ressaltou que o intuito está em prevenir casos que viole gravemente os direitos da crianças e do adolescentes. O gestor do bolsa família destacou as condicionalidades do programa e o papel da educação dentro do sistema, acompanhando o desempenho e frequência dos alunos.

No encontro também foi promovido uma dinâmica para fortalecer o valor do trabalho em conjunto das secretarias. Para a secretária Viviane Leal esclarecer as possíveis dúvidas dos profissionais de educação contribui para o desenvolvimento do trabalho da assistência social. "Os profissionais da educação tem contato com grande parte da população, não somente com os alunos, mas também com as famílias e dentro desse contato eles podem perceber alguma alteração no comportamento do aluno. Nessa realidade buscam saber o que aconteceu e se caso for necessário encaminham para um dos setores do serviço social", disse a secretaria.

Para os profissionais de educação presentes, a reunião foi muito informativa e destacam que essa parceria das secretarias ajuda a esclarecer sobre como agir diante de situações que exijam uma atenção dos serviços sociais.