Paripiranga

I Caminhada da Inclusão em alusão ao Setembro Verde

22/01/2019 às 02h47

Setembro Verde é o mês oficial da luta pela inclusão social da pessoa com deficiência, marcado pelo Dia Nacional 21 de Setembro. Para conscientizar a sociedade, a Prefeitura se Paripiranga, através da Secretária de Assistência Social e o Cento de Referência de Assistência Social (CRAS) realizou, na manhã desta sexta-feira (21), a I Caminhada da Inclusão.

A I Caminhada da Inclusão iniciou na Praça da Fonte luminosa com pintura no rosto, gincana do circuito da inclusão, apresentação artística, "Mundo de amor", dos alunos do 7º ano do colégio Paula Abreu e momentos informativos sobre a necessidade de respeitar as pessoas deficientes. Logo após, os presentes acompanharam o trio, ao som de muita música, pelas ruas da cidade, parando na Praça da Rodoviária e finalizando em frente ao prédio da Prefeitura Municipal.

A secretaria Viviane ressaltou a importância do respeito com as pessoas com deficiências e agradeceu a todos pela presença. A coordenadora do CRAS falou sobre a motivação de realizar esse momento. "Um dos grandes desafios dessas pessoas é o preconceito. E uma das coisas que vamos fazer é unir forças contar essa situação", afirma.

O evento contou com a participação de autoridades, professores e alunos de escolas da rede municipal, representantes das secretarias de Saúde e Educação, profissionais e Usuários do Centro de Atenção Psicossocial- CAPS, do grupo "Viver Bem a Melhor Idade" do CRAS, do Conselho Tutelar, e de pessoas com deficiência.

O dia 21 de setembro é considerado, desde 1982, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Foi escolhido por sua proximidade com a primavera e por ser considerado também o dia da árvore, o que remete a pensar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos. “Incluir não é Pedir que eu me adapte, é aceitar-me como sou”