Saúde realiza bloqueio contra a dengue na Rua Deocleciano Maynart

29/05/2019 às 10h39

Nessa semana, a equipe da Secretaria de Saúde de Paripiranga esteve na Rua Deocleciano Maynart (Rua da clínica UCP) para a realização do trabalho de bloqueio de transmissão de dengue e chikungunya. A ação preventiva é feita utilizando o equipamento chamado de UBV Leve (Ultra Baixo Volume), com o qual os agentes aplicam pulverizantes nas residências para matar o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

A medida elimina o mosquito na fase adulta, por isso a forma mais eficaz de evitar a transmissão de doenças como dengue e chikungunya é manter o controle absoluto sobre os criadouros do mosquito. Adotar algumas atitudes de saneamento pode ajudar a prevenir a doença, como: fechar as caixas d'água; não permitir o acúmulo de água em recipientes; manter limpos os potes de água dos animais; areia nos vasos de planta e; sempre verificar se existe água parada na residência, ao menos uma vez por semana, já que a proliferação do mosquito é em torno de 7 a 10 dias.

Nesta época do ano, a combinação de altas temperaturas e chuvas favorece a reprodução do mosquito. Portanto, previna-se com atitudes simples, mas que podem eliminar o mosquito transmissor.