Saúde no Trabalho: Ação preventiva para os profissionais de saúde

31/08/2021 às 22h21

A Prefeitura de Paripiranga, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma ação que contempla a prevenção da saúde no trabalho. Com o tema “Autocuidado”, o público alvo foram os condutores de ambulância e os profissionais de saúde, finalizando o encontro com a coleta de sangue para exames laboratoriais na Dilac Med.

A ação foi coordenada pela enfermeira Gilmara, do Hospital Municipal, que passou orientações aos profissionais sobre como cuidar da saúde, com demonstrações de dinâmicas para reforçar a importância do autocuidado.

A atenção à saúde do trabalhador é uma das diretrizes da ação, conforme explicou a enfermeira Gilmara. "Às vezes o trabalhador fica no automático, focado no cuidado do outro e acaba esquecendo de si. Então essa ação é voltado para o trabalhador, com o objetivo de observar o profissional como um todo e também trazer essa reflexão para ele. Um dia produtivo e encantador que finalizou com a coleta de sangue para exames laboratoriais", explicou.

Michelle Fontes, uma das funcionárias da saúde, participou da ação. "Para mim foi muito importante, porque eu acredito que por cuidarmos muito das outras pessoas, acabamos esquecendo de nós. Mas é uma reflexão e uma atitude que a gente precisa ter todos os dias. Esse momento veio trazer isso para que a gente pudesse reconhecer o tão importante é cuidarmos de nós também", disse.