Mês de Maio: Combate Contra a Febre Aftosa

10/05/2019 às 00h59

A primeira etapa da campanha anual de vacinação contra febre aftosa já foi iniciada e se estende até o dia 31 de maio de 2019. A vacinação tem como objetivo a imunização de bovinos e bubalinos de todas as idades e a meta é continuar mantendo os índices de mais de 40 anos sem o registro da doença no município.

A Prefeitura de Paripiranga, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, alerta os produtores rurais sobre a importância e a obrigatoriedade da vacina. Como consequência, o criador que manter atualizada a vacina do seu gado pode continuar com o comércio e a exportação do animal.

1° Etapa

Data de Início: 01 de maio

Data de Conclusão: 31 de maio

Data Limite para declarar o Rebanho: 15 de junho

Onde Comprar a Vacina?

Nas revendas autorizadas

Onde declarar o rebanho?

Na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB)

Sobre a doença?

O animal contaminado pode ter quebra na produção leiteira, perda de peso, crescimento retardado e menor eficiência reprodutiva. Pode levar a morte principalmente em animais mais jovens.

Como Prevenir?

É feita por meio da vacinação obrigatória, aplicada de 6 em 6 meses, a partir do terceiro mês de vida do animal.